Olá 5.º Ano

O “Olá 5.º Ano!” está quase a começar! Se vais para o 5.º ano e gostas de desafios, explora o programa e inscreve-te já! Esperamos por ti!

 

Nota para os pais

O “Olá 5.º ano” é um programa da autoria da Drª Paula Marques, psicóloga clínica e escolar, que se foca na promoção de competências para a transição do 4.º para o 5.º ano de escolaridade, capacitando as crianças para a resolução dos novos desafios inerentes à mudança de ciclo. O programa tem vindo a ser implementado pela Drª Paula ao longo de mais de uma década, quer em contexto escolar quer em contexto clinico em pequenos grupos de desenvolvimento de competências. 

Partilha este artigo

Artigos Recentes

Intervenção Precoce no Desenvolvimento: Por que o início faz toda a diferença

“Não é preciso esperar para agir. Quando falamos de desenvolvimento infantil, quanto mais cedo, melhor.” Todos os pais querem o melhor para os seus filhos — que cresçam saudáveis, felizes e com todas as oportunidades para se desenvolverem plenamente. Mas e quando há sinais de que algo pode não estar a correr como o esperado? A boa notícia é que existe um caminho eficaz, comprovado e cada vez mais valorizado: a Intervenção Precoce no Desenvolvimento. O que é a Intervenção Precoce? A Intervenção Precoce é um conjunto de estratégias terapêuticas, educativas e clínicas que visa prevenir, minimizar ou superar dificuldades no desenvolvimento de crianças entre os 0 e os 6 anos de idade. Estas dificuldades podem estar relacionadas com a linguagem, a motricidade, a socialização, o comportamento, entre outros domínios. Mais do que uma resposta a um diagnóstico, a Intervenção Precoce é uma oportunidade de potenciar as capacidades da criança e de envolver a família num percurso de crescimento conjunto. Por que intervir cedo é essencial? Nos primeiros anos de vida, o cérebro infantil tem uma plasticidade única. Isto significa que está mais apto a aprender, adaptar-se e responder positivamente a estímulos. Quando identificamos precocemente sinais de alerta — e quando intervimos de forma adequada — aumentamos significativamente as hipóteses de sucesso no desenvolvimento da criança. “Esperar para ver” pode parecer uma atitude segura, mas frequentemente é uma oportunidade perdida. Benefícios da Intervenção Precoce Numerosos estudos científicos mostram que crianças que recebem intervenção precoce têm melhores resultados em várias áreas do desenvolvimento, incluindo linguagem, motricidade, cognição e comportamento. Quando procurar ajuda? Nem sempre é fácil perceber quando algo está fora do esperado. Eis alguns sinais que podem justificar uma avaliação: Se tem dúvidas, o melhor passo é procurar uma equipa especializada — quanto mais cedo for feita uma avaliação, mais eficaz poderá ser a intervenção. A Intervenção na Criar: onde a mudança começa Na Criar, acreditamos que cada criança tem o direito a crescer com as melhores oportunidades de desenvolvimento — e que cada família merece ser orientada com empatia, ciência e compromisso. Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar composta por: Cada plano de intervenção é individualizado e construído com a família, promovendo o envolvimento ativo dos cuidadores em todo o processo. A nossa abordagem é centrada na criança, mas integrada no contexto familiar, escolar e social — porque acreditamos que é no ambiente natural que o desenvolvimento se torna real. Um investimento no futuro Intervir precocemente não é alarmismo — é prevenção, é cuidado, é amor em ação. Dar este passo pode mudar o percurso de vida de uma criança. Se suspeita que o seu filho pode estar a precisar de apoio, não espere. A decisão de agir agora pode fazer toda a diferença amanhã. Na Criar, estamos preparados para caminhar consigo. Porque o melhor futuro começa hoje. Referências Bibliográficas (Todas as ideias e dados aqui apresentados foram reescritos de forma original e comunicativa, com base em fontes científicas reconhecidas.)

Autismo

Atenção Conjunta: o que é e como estimular?

O processo de desenvolvimento da comunicação e linguagem inicia-se desde o primeiro momento, logo que o bebé nasce. Quando falamos de comunicação referimo-nos ao processo de partilha e receção de mensagens que ocorre entre duas ou mais pessoas e pode ser realizado de forma verbal (sons, vocalizações, palavras, frases) ou não-verbal (choro, expressões faciais e corporais, gestos, olhar, contacto visual).