Terapia Ocupacional
“É sobretudo através do “brincar” que o terapeuta ocupacional avalia e intervém. Em paralelo pode utilizar instrumentos estandardizados para avaliar o desenvolvimento global, competências motoras, visuopercetivas, grafomotoras e sensoriais. O brincar é um meio privilegiado para desenvolver as áreas identificadas como mais fracas e valorizar as mais fortes, para que a pessoa aprenda a lidar com os desafios diários do dia-a-dia.”
O envolvimento nas diferentes ocupações do dia-a-dia é muito importante para o desenvolvimento da pessoa, sobretudo nos primeiros anos de vida. O terapeuta ocupacional consegue fazer mudanças, potenciando o desenvolvimento de diversas capacidades, no sentido de melhorar o desempenho da pessoa no seu quotidiano e nos seus contextos de vida. Em particular com a criança, intervém em atividades como o jogo (brincar), nas atividades de vida diária (vestir, higiene, alimentação) bem como atividades escolares e interação (quer com pares, quer com adultos). O objetivo máximo é o envolvimento da criança em atividades significativas de forma funcional e independente.
O terapeuta ocupacional avalia assim, funções sensoriais, percetivas e sociais da criança, jovem ou adulto, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho das atividades. Através de uma cuidada avaliação, identifica áreas de disfunção e envolve a pessoa e a família num plano de intervenção individualizado de forma a ultrapassar as suas dificuldades.
Através do envolvimento em atividades terapêuticas significativas para a criança, pretende-se potenciar o processamento e integração sensorial, a motricidade global, a motricidade fina, competências para grafomotricidade, a perceção visual, a organização e planeamento motor, competências para atividades de vida diária, a socialização, bem como adaptações nos diversos contextos onde a pessoa está inserida.