A TODOS OS PROFESSORES

Estamos numa nova modalidade de ensino, com recurso a todos os meios telemáticos e com muitos alunos a quem corresponder. Sem dúvida, uma tarefa exigente…

Temos um conjunto de alunos em cada turma que necessitam de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão … principalmente aqueles que usufruem de medidas seletivas, as quais são fundamentais para o seu sucesso educativo e, acima de tudo, para a sua participação social, regulação emocional e equilíbrio biopsicossocial. Eu sei, que todos andamos preocupados, atarefados e a corresponder a todos, primando pelo melhor ensino@distância.

No entanto gostava de refletir a importância de pequenas/grandes estratégias que necessitamos de colocar em prática para corresponder a quem mais precisa. No dia a dia da escola a nossa presença, uma palavra de incentivo, o virar da página do livro, o apontar o exercício, o relembrar de uma regra de escrita ou cálculo, a leitura de uma frase ou palavra-chave, a palavra de conforto no fim da aula, … e muitas outras… fazem parte de todas aquelas medidas que são intrínsecas à nossa atuação e que fazem toda a diferença na ação educativa com os nossos alunos.

E agora? E o distanciamento social? E a tecnologia que não fala como nós … e a tele escola que não conhece cada aluno … vamos recentrar a nossa ação para o ensino@distância. Gostava de partilhar algumas estratégias que fazem toda a diferença:

Muitas outras estratégias poderiam ser destacadas! Mas cada aluno, é um só, e nem sempre o que fazemos para um, tem o mesmo sucesso que, para outro. Eu sei que vocês conhecem os vossos alunos e irão fazer o melhor para promover as suas aprendizagens verdadeiramente essenciais!

Lembrem-se que os pais não são os professores dos seus filhos. A família é fundamental para acompanhar o processo de ensino aprendizagem que deve ser promovido pela escola e pelo aluno. Promovam esta relação.

Bom trabalho, mesmo à distância!

Antónia Fonseca Santos Professora de Educação Especial da CRIAR

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