
TIC-TAC…REGRESSO ÀS AULAS!
Depois de dias longos, soalheiros e sem rotinas está agora a aproximar-se o regresso às aulas!
Para o processo de aquisição da leitura e da escrita é necessário o desenvolvimento de várias áreas, desde a memória, atenção e desenvolvimento motor até à linguagem. Na linguagem, para além do desenvolvimento da semântica, morfossintaxe e pragmática, há um domínio que assume particular importância: a consciência fonológica.
A consciência fonológica refere-se a uma competência superior de linguagem, que permite a identificação e manipulação dos sons (fonemas) que fazem parte da língua. É uma capacidade complexa, que permite que a criança compreenda que o discurso é constituído por frases, que por sua vez têm várias palavras, que se dividem em unidades mínimas, chamadas de fonemas. Os fonemas são sons, que se distinguem dos grafemas, que são letras. Há fonemas que têm correspondência direta com os grafemas (som /f/ escreve-se <f>), mas existem fonemas que têm mais do que um grafema (som <x>, que se pode escrever com <ch, x, s, z>) e até grafemas com mais do que um fonema, como é o caso da letra <g>, que se pode ler /g/ ou <j>.
A língua portuguesa é, de facto, complexa!
Pretendemos, então, sugerir algumas atividades que irão ajudar a criança a entrar no mundo da literacia.
Aos 4 anos, podemos estimular a noção de frase e de palavra e a discriminação auditiva das seguintes formas:
Estas atividades podem manter-se nos 5 anos! Mas para além destas, aos 5 anos, no último ano de jardim infantil e antes de dar o grande salto para o primeiro ciclo, podemos:
Depois de dominado o processo de manipulação silábica, podemos passar para a manipulação fonémica, que, geralmente, surge já muito próximo da entrada no primeiro ciclo. Em algumas crianças, pode mesmo desenvolver-se já no primeiro ano de escolaridade.
Nestes casos, sugerimos as seguintes atividades:
E muito mais haveria para dizer! Haja imaginação!
Tudo isto são atividades que promovem as competências que surgem antes da aquisição da leitura! Sem elas, o ensino formal das letras não terá grande propósito ou sucesso.
Se é Pai, Mãe, Educador ou até Professor e precisa de aconselhamento ou de discussão sobre estimulação de linguagem e, particularmente, de consciência fonológica, contacte um Terapeuta da Fala.
Teremos todo o gosto em partilhar e aprender convosco!
Vanessa Leitão Silva
Terapeuta da Fala
Coordenadora do Departamento de Terapia da Fala da Clínica de Desenvolvimento e Saúde CRIAR
Depois de dias longos, soalheiros e sem rotinas está agora a aproximar-se o regresso às aulas!
Os últimos anos têm trazido muitos desafios. A sensação de que tudo pode mudar de repente e de que as certezas não existem.