Psiquiatria

 

A Psiquiatria é uma especialidade médica que visa a promoção da saúde mental bem como a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças mentais. Nestas doenças incluem-se as perturbações depressivas, perturbações da ansiedade, perturbações bipolares, esquizofrenia e outras psicoses, perturbações obsessivo-compulsivas, perturbações do comportamento alimentar, entre outras.
Uma vez que estas doenças condicionam frequentemente o dia-a-dia das pessoas e das suas famílias é de grande importância que o diagnóstico seja feito com a maior brevidade possível, diminuindo assim as suas repercussões ao nível pessoal, laboral, familiar e social.
As consultas de Psiquiatria são um espaço privilegiado para o desenvolvimento de uma relação de empatia e confiança entre o médico e o cliente. Esta aliança terapêutica é fundamental para a melhoria dos sintomas e consequentemente da qualidade de vida de cada pessoa que nos procura.
Ainda que a Psiquiatria atual aposte cada vez mais na promoção da saúde mental e prevenção das doenças mentais, sempre que a doença surge é procurada a melhor estratégia terapêutica para a pessoa em causa. Para tal os psiquiatras têm à sua disposição uma vasta gama de terapias onde se incluem os psicofármacos, as psicoterapias e as terapias psicossociais e de reabilitação.