Psiquiatria da Infância e da Adolescência

 

A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência é uma especialidade médica que se debruça sobre as dificuldades emocionais, relacionais e do comportamento na infância e na adolescência.
Tem como principais objetivos a promoção de um normal desenvolvimento psicoafetivo e a prevenção e tratamento de perturbações mentais e relacionais ao nível individual e/ou familiar.
A intervenção em saúde mental na infância e adolescência deve, sempre que possível, privilegiar um trabalho interdisciplinar entre os vários técnicos e os recursos existentes, de forma a dar uma resposta global e compreensiva às necessidades da criança ou adolescente. Para tal, privilegia-se um trabalho em equipa e em articulação com os diferentes contextos da criança ou adolescente.
Entre as diversas problemáticas que são alvo da intervenção da Pedopsiquiatria, destacam-se alguns exemplos:

Dos 0-3 anos (Primeira Infância)

  • Perturbações de sono e alimentação
  • Atrasos Globais do Desenvolvimento
  • Perturbações do Espetro do Autismo
  • Birras e alterações do comportamento
  • Problemas relacionais

Dos 4-5 anos (Idade Pré-Escolar)

  • Problemas de comportamento por instabilidade psicomotora, agressividade, oposição ou inibição
  • Perturbações da linguagem
  • Perturbações do sono e alimentação
  • Medos e Fobias

Dos 6-12 anos (Idade Escolar)

  • Dificuldades escolares de adaptação e/ou aprendizagem
  • Problemas de comportamento:
         défice de atenção e hiperatividade
         agressividade
         inibição
  • Alterações do comportamento alimentar
  • Vivências depressivas (perdas, luto)
  • Ansiedade

Dos 13-18 anos (Adolescência)

  • Dificuldades escolares (recusa em frequentar a escola e/ou mau rendimento escolar)
  • Problemas de comportamento (auto e hetero-agressividade; isolamento; comportamentos suicidários)
  • Alterações do comportamento alimentar
  • Estados depressivos e ansiosos
  • Dificuldades relacionais (familiares, pares, etc.)

 

O tipo de intervenção deve ser adequado às especificidades de cada criança e adolescente e suas famílias. Pode incluir psicoterapia individual e/ou familiar, grupos terapêuticos, psicomotricidade e terapias de estimulação, intervenção escolar, intervenção psicofarmacológica, entre outras.