Psicologia Clínica

A psicologia clínica visa a promoção do desenvolvimento da pessoa para a superação das suas dificuldades, no sentido de se conhecer melhor a si própria e de se tornar mais capaz para lidar com os muitos desafios que a vida sempre traz.

Dr.ª Paula Marques
Psicóloga Clínica

 

A Psicologia Clínica dedica-se à avaliação e intervenção num vasto leque de problemáticas de natureza mental, comportamental e emocional, que podem verificar-se ao longo da vida ou estar circunscritas a uma determinada fase. O Psicólogo irá diagnosticar a natureza das dificuldades e delinear estratégias de intervenção que visem a melhoria ou a superação dos obstáculos identificados. A intervenção aposta na capacitação da pessoa, quer sejam crianças, adolescentes ou adultos, de forma a ser o próprio a enfrentar e gerir as suas dificuldades. 
A intervenção psicológica é determinante nas problemáticas como ansiedade; depressão; perturbações de adaptação ou dificuldades em lidar com transições de vida (ingresso ou mudança de emprego; casamento ou divórcio; luto…); dificuldades no relacionamento social; mas também aconselhamento parental, conjugal ou vocacional.

 
 
 
 

Psicologia Clínica no Neurodesenvolvimento

A intervenção precoce altera definitivamente o percurso de desenvolvimento da criança com autismo, cria a base para construção do percurso de vida mais adaptado e feliz.

Dr.ª Maria Carteado Mena
Psicóloga Clínica
Diretora Clínica do centro terapêutico

 

A Psicologia Clínica atua frequentemente ao nível das perturbações do desenvolvimento, nomeadamente ao nível do atraso de desenvolvimento, perturbação do espectro do autismo, síndrome de Asperger, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações de aprendizagem (como dislexia), mas também noutras perturbações do neurodesenvolvimento ou alterações genéticas (x-frágil, síndrome de Williams, síndrome de West…).

 
 

Consultas de Especialidade